FAQ’S SOBRE FRAUDES
Entre imediatamente em contato com as autoridades.
Pode ainda reportar de imediato à RealTransfer a situação em causa preenchendo o nosso formulário online, ligando para o 800 200 404 ou ainda visitando o balcão onde realizou a sua transacção.
Se tiver suspeitas de ter sido vítima de uma fraude online, entre em contacto imediato com as autoridades policiais e notifique o incidente ao Centro Nacional de Cibersegurança através do link https://www.cncs.gov.pt/certpt/notificar-incidente/ .
É igualmente importante que contacte a Realtransfer a informar do incidente preenchendo o nosso formulário online, ligando para o 800 200 404 ou ainda visitando o balcão onde realizou a sua transacção.
Se uma oportunidade é boa demais para ser verdade, é porque na realidade será mesmo uma fraude. A urgência aliada a uma oportunidade única, são sempre sinais de alerta que não devemos ignorar.
Caso o destinatário da transferência seja alguém que desconheça, conheça mal ou nunca tenha conhecido presencialmente.
Se estiver a enviar dinheiro após um pedido de alguém como forma de cobrir custos, taxas ou impostos, como forma a obter quantias ainda maiores.
Na eventualidade de lhe serem solicitados dados de transferências, contas bancárias, cartões de débito e crédito, ou outros dados pessoais sensíveis que possam permitir acesso ao seu património ou celebrar contratos ou acordos em seu nome.
Lembre-se que as fraudes não acontecem apenas aos outros, todos estamos expostos a este tipo de situações, por isso seja cauteloso.
Sim, quando não se conhece o destinatário, enviar dinheiro é igual a um depósito em conta.
Não conhecendo, nem dominando a legislação no país de destino, nomeadamente, referente à identificação de clientes ou mesmo de ilícitos financeiros, mesmo apresentando queixa nas autoridades do país de destino o dinheiro depositado provavelmente nunca será recuperado.
Os serviços de transferência de dinheiro são perfeitamente seguros caso sejam utilizados para o fim a que foram destinados.
Estes serviços foram desenhados para o envio de dinheiro entre particulares que se conheçam bem e não para a aquisição de bens ou serviços, nem para atividades que gerem lucro ao remetente.
As fraudes de transferência de dinheiro ou de transferência eletrónica ocorrem quando os burlões enganam os consumidores para que lhes transferiram dinheiro, de forma a apropriarem-se do mesmo de forma ilícita.
Para aprender a proteger-se dos burlões e evitar que se apropriem indevidamente do seu dinheiro, utilize o senso comum e atue com cautela perante situações suspeitas ou invulgares, tentando informar-se dos esquemas mais utilizados. Antes a dúvida, não envie o seu dinheiro.
Lembre-se que todas as fraudes podem ser bem ou mal sucedidas, dependendo se você decide ou não participar nelas.
Existem várias entidades ou organizações que fornecem informações ou dispõem de canais de denúncia e reclamação para ajudar a protegê-lo contra as fraudes aos consumidores e à apropriação indevida de dados. Em seguida poderão uma lista exemplificativa de links dessas entidades e organizações que o podem ajudar:
https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/material/seguranca-online-prevencao-de-fraude
https://clientebancario.bportugal.pt/formulario-nova-reclamacao
https://www.cncs.gov.pt/
https://www.cncs.gov.pt/certpt/notificar-incidente/
https://www.policiajudiciaria.pt/unc3t/
https://www.consumidor.gov.pt/
https://cec.consumidor.pt/
https://cec.consumidor.pt/topicos1/praticas-comerciais-desleais/fraudes-e-burlas.aspx
AVISO
Se utilizou ou desconfia que possa ter utilizado os serviços da RealTransfer para transferir dinheiro na sequência de uma fraude ao consumidor, por favor preencha de imediato o nosso formulário online ou em alternativa contacte-nos através do 800 200 404.
Reporte de incidentes operacionais e de segurança
Incidente operacional ou de segurança é definido como sendo um evento único ou uma série de eventos conexos e não previstos pela RealTransfer, que tem ou poderá vir a ter, um impacto adverso na integridade, disponibilidade, confidencialidade, autenticidade e/ou continuidade dos serviços relacionados com pagamentos.
De acordo com a obrigação legal decorrente do Decreto-Lei n.º 91/2018 e por forma a dar cumprimento ao mecanismo de comunicação de incidentes operacionais e de segurança a RealTransfer – Instituição de Pagamento disponibiliza o seguinte formulário online para o efeito.
Reclamações Relacionadas com segurança.
Se quiser apresentar alguma reclamação relacionada com segurança, por favor não hesite em utilizar o formulário disponibilizado formulário online para o efeito.
Reporte de incidentes operacionais e de segurança
Incidente operacional ou de segurança é definido como sendo um evento único ou uma série de eventos conexos e não previstos pela RealTransfer, que tem ou poderá vir a ter, um impacto adverso na integridade, disponibilidade, confidencialidade, autenticidade e/ou continuidade dos serviços relacionados com pagamentos.
De acordo com a obrigação legal decorrente do Decreto-Lei n.º 91/2018 e por forma a dar cumprimento ao mecanismo de comunicação de incidentes operacionais e de segurança a RealTransfer – Instituição de Pagamento disponibiliza o seguinte formulário online para o efeito.
Reclamações Relacionadas com segurança
Se quiser apresentar alguma reclamação relacionada com segurança, por favor não hesite em utilizar o formulário disponibilizado formulário online para o efeito.